Calendário

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

Este calendário refere-se apenas às atividades a serem realizadas nas reuniões ordinárias que acontecem no Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. Lembramos que este calendário ainda está incompleto e poderá sofrer alterações conforme o andamento das atividades.


CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015

Este calendário refere-se apenas às atividades a serem realizadas nas reuniões ordinárias que acontecem no Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. Lembramos que este calendário ainda está incompleto e poderá sofrer alterações conforme o andamento das atividades.

Dia 09 de março de 2015
  • Relato da participação no IV ENALIC;
  • Leitura da Carta CAPES;
  • Discussão sobre participação em Eventos e Publicações do Pibid para o ano de 2015;
  • Apresentação do Projeto de Extensão da Prof(a) Kátia Dias Ferreira Ribeiro
  • Orientação e observações sobre a elaboração dos Portfólios
  • Apresentação e discussão dos Resultados do ENEM 2013.

Dia 16 de março de 2015
  • Apresentação dos relatos da participação do bolsistas do Pibid na semana pedagógica das escolas parceiras.

Dia 23 de março de 2015
  • Assistir ao Filme “Entre os Muros da Escola (Entre les murs), de Laurent Cantet (França, 2008)”.
  • Discussão e reflexão sobre o filme a gestão da sala de aula e a gestão escolar.

Dia 30 de março de 2015
  • Apresentação das atividades realizadas pelos grupos de cada Escola das leituras do livro Formação de Professores do Ensino Médio: Organização e Gestão democrática da escola (Caderno V). Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.

Dia 06 de abril de 2015
  • Continuidade da apresentação das atividades realizadas pelos grupos de cada Escola das leituras do livro Formação de Professores do Ensino Médio: Organização e Gestão democrática da escola (Caderno V). Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.
  • Apresentação e discussão dos Planos de acompanhamento da gestão escolar por bolsistas do Pibid.

Dias 07, 08 e 09 de abril de 2015

  • Formação para realização da III Feira de Ciências no CEFAPRO/ Sinop.

Dia 13 de abril de 2015
  • Apresentação das atividades dos bolsistas do Pibid em Gestão Escolar.
  • Relato e avaliação da formação para a III Feira Municipal de Ciências

Dia 27 de abril de 2015
  • Apresentação dos Produtos Educacionais " A Sua Nova Majestadade a Soja" e "Ensino de Química com RPG"

Dia 04 de maio de 2015

  • Apresentação das atividades realizadas pelos grupos de cada Escola das leituras do livro Formação de Professores do Ensino Médio: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular (Caderno IV). Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
  • Discussão sobre proposição de Projetos Interdisciplinares para serem desenvolvidos em 2015 (temas/ sugestões) nas escolas.

Dia 11 de maio de 2015
  • Apresentação das atividades realizadas pelos grupos de cada Escola das leituras do livro Formação de Professores do Ensino Médio: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular (Caderno IV). Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
  • Leitura e discutir em grupo dos seguintes textos:
  • Texto 1 - A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem (Autor: Thiesen, 2008; Revista Brasileira de Educação);
    Texto 2 - O ensino por meio de temas geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar (Autores: Costa e Pinheiro, 2013; Revista Imagens da Educação);
    Texto 3 - A construção coletiva interdisciplinar em Educação Ambiental no Ensino Médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador (Autores: Lucatto e Talamoni, 2007; Revista Ciência e Educação).
  • b) Elaborar uma síntese e um mapa conceitual de cada um dos textos e apresentar na reunião do dia 25 de maio de 2015.
Dia 18 de maio de 2015
  • Leitura e discutir em grupo dos seguintes textos:
  • Texto 1 - A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem (Autor: Thiesen, 2008; Revista Brasileira de Educação);
    Texto 2 - O ensino por meio de temas geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar (Autores: Costa e Pinheiro, 2013; Revista Imagens da Educação);
    Texto 3 - A construção coletiva interdisciplinar em Educação Ambiental no Ensino Médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador (Autores: Lucatto e Talamoni, 2007; Revista Ciência e Educação).
  • b) Elaborar uma síntese e um mapa conceitual de cada um dos textos e apresentar na reunião do dia 25 de maio de 2015.

Dia 25 de maio de 2015


  • Apresentar síntese e mapa de cada dos textos.
  • Texto 1 - A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem (Autor: Thiesen, 2008; Revista Brasileira de Educação);
    Texto 2 - O ensino por meio de temas geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar (Autores: Costa e Pinheiro, 2013; Revista Imagens da Educação);
    Texto 3 - A construção coletiva interdisciplinar em Educação Ambiental no Ensino Médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador (Autores: Lucatto e Talamoni, 2007; Revista Ciência e Educação).

Dia 01 de junho de 2015

  • Estudo sobre Interdisciplinaridade 
  • Discussão sobre proposição de Projetos Interdisciplinares para serem desenvolvidos em 2015 (temas/ sugestões) nas escolas.
Dia 08 de junho de 2015
  • Oficina TIC (PHET) “Desenvolvendo atividades interdisciplinares no ambiente Phet”

Dia 15 de junho de 2015

  • Oficina TIC (PHET) “Desenvolvendo atividades interdisciplinares no ambiente Phet”

Dia 22 de junho de 2015

  • Oficina TIC (PHET) “Desenvolvendo atividades interdisciplinares no ambiente Phet”

Dia 29 de junho de 2015


  • Oficina TIC (PHET) “Desenvolvendo atividades interdisciplinares no ambiente Phet”

Nenhum comentário:

Postar um comentário